A transformação digital e as pessoas nas empresas

[fa icon="calendar'] 7/set/2017 16:04:00 / por Paulo Loja publicado em Gestão de RH, RHmais

[fa icon="comment"] 0 Comentários

Há diferentes graus de capacidade entre as várias gerações para suportar a transformação digital em curso nas empresas portuguesas. As gerações mais novas - Y, millennials e Z - têm grandes capacidades adaptativas na área técnica, pelo que rapidamente se sincronizam com as necessidades decorrentes da transformação digital.

No entanto, esta capacidade adaptativa não é tão comum nas gerações anteriores, por razões de desconhecimento ou desconforto com as novas tecnologias, por bloqueio mental associado à mudança de processos, ou pela necessidade de assumir riscos trabalhando com mais autonomia.

Ler artigo [fa icon="long-arrow-right"]

Remar na mesma direção

[fa icon="calendar'] 31/ago/2017 16:06:00 / por Rita Mendes publicado em Consultoria de Recursos Humanos, RHmais

[fa icon="comment"] 0 Comentários

Já faz algum tempo que a área dos recursos humanos passou de um simples departamento de pessoal para um agente de transformação nas organizações, provocando mudanças e oferecendo sustentação na implementação das mesmas.

É neste enquadramento que refiro que a consultoria de recursos humanos se constitui como um serviço complementar à gestão de recursos humanos nas empresas.

Ler artigo [fa icon="long-arrow-right"]

Gestão de Recursos Humanos: Inovação x Criatividade

[fa icon="calendar'] 25/ago/2017 16:00:00 / por Paulo Loja publicado em Gestão de RH, Recrutamento e Seleção, Consultoria de Recursos Humanos

[fa icon="comment"] 0 Comentários

  

Frank Zappa, mestre da inovação, criatividade e liberdade de expressão no século XX, afirmou "A mente é como um para-quedas, só funciona se estiver aberta" e "Sem desvio da norma, o progresso não é possível".

Será que, em pleno século XXI, a inovação e a criatividade são, não só aceites, como estimuladas no seio de uma organização? Serão ambas consideradas ferramentas fulcrais na persecução do fim último de uma Instituição, independentemente do seu ramo de atividade?

Ler artigo [fa icon="long-arrow-right"]

O contributo da Qualidade para tornar Portugal num país 4.0 !

[fa icon="calendar'] 17/ago/2017 16:30:00 / por Ana Duque publicado em Consultoria de Recursos Humanos, RHmais

[fa icon="comment"] 0 Comentários

Todos nós já nos apercebemos das mudanças constantes que estão a ocorrer nas empresas de todo o mundo e nas oportunidades e desafios que a revolução digital representa.

É a digitalização da informação, Big Data, Internet of things, Integração de Sistemas, Cloud Computing, Realidade aumentada, Impressão 3D, Robôs autónomos, entre tantas outras tecnologias digitais que estão a ser introduzidas nas empresas, nos processos produtivos e na cadeia de valor e que estão a alterar as relações com os Clientes e com as outras partes interessadas e até a forma como planeamos e gerimos os nossos negócios.

Ler artigo [fa icon="long-arrow-right"]

Que mistérios guardam os seus clientes?

[fa icon="calendar'] 10/ago/2017 15:28:00 / por Rui Vasco Silva publicado em RHmais, Clientes Mistério

[fa icon="comment"] 0 Comentários

Por muito bem que uma empresa conheça os aspetos objetivos da sua relação com os seus clientes, há sempre aspetos subjetivos que lhe escapam e que, não raras vezes, fazem toda a diferença.  

A relação “fornecedor-cliente” do passado vai-se esbatendo num mundo conetado e inconstante, assumindo maior importância uma nova lógica de relacionamento marcadamente emocional.

Ler artigo [fa icon="long-arrow-right"]

Pessoas ficam por pessoas, não por organizações

[fa icon="calendar'] 3/ago/2017 15:01:00 / por Frederico Carona publicado em Gestão de RH, Outsourcing

[fa icon="comment"] 0 Comentários

 

 

O nosso país vive uma realidade no mínimo paradoxal no que diz respeito ao mercado de trabalho. Em particular quando falamos da empregabilidade jovem.

Por um lado, Portugal teve uma das taxas de desemprego jovem mais elevadas da Europa, que levou muitos jovens, qualificados e não qualificados, a procurar um futuro mais digno no estrangeiro. Por outro lado, a proliferação de prestações de serviços em regime de ‘nearshoring’ tem atraído ao nosso país um número crescente de cidadãos estrangeiros de países comunitários.

Ler artigo [fa icon="long-arrow-right"]

O mito da indiferenciação - Gestão de Contact Centers

[fa icon="calendar'] 28/jul/2017 15:35:00 / por Paulo Loja publicado em RHmais, Gestão de Contact Centers

[fa icon="comment"] 0 Comentários

 Existe, e é dificil de combater, o mito generalizado de que as funções executadas por pessoas no atendimento a clientes, quer em interacções face a face em lojas, quer nos contactos via voz ou por escrito efetuados nos “contact centers”, são indiferenciados e com pouco valor acrescentado. Esse mito vai lentamente sendo “desmontado”, à medida que a sociedade vai estando mais exigente quanto ao serviço, devido não só às novas mentalidades decorrentes das gerações mais jovens mas também da partilha de boas e más experiências através da internet e dos meios sociais.

Ler artigo [fa icon="long-arrow-right"]

RHmais procura 200 profissionais para Lisboa e Porto

[fa icon="calendar'] 21/jul/2017 15:01:00 / por Rita Correia publicado em Recrutamento e Seleção, RHmais

[fa icon="comment"] 0 Comentários

A RHmais abre 200 vagas de emprego entre Lisboa e Porto, a fim de atender à dinâmica de serviço ao cliente das áreas das telecomunicações, entretenimento, saúde e seguros.

Ler artigo [fa icon="long-arrow-right"]

RHmais e Universidade Europeia assinam protocolo de cooperação

[fa icon="calendar'] 13/jul/2017 15:02:00 / por Rita Correia publicado em formação, RHmais

[fa icon="comment"] 0 Comentários

A RHmais e a Universidade Europeia concretizaram um protocolo de cooperação premium partnership envolvendo esta instituição de ensino, o IADE-U e o IPAM para as regiões de Lisboa e Porto. O acordo tem a duração de um ano letivo, renovável por acordo entre as partes, e tem como objetivo aproximar os estudantes do mercado de trabalho, estabelecendo a ligação entre a oferta formativa das três instituições e o recrutamento da RHmais.

Ler artigo [fa icon="long-arrow-right"]

5 Decisões estratégicas para garantir um Excelente Serviço de Outsourcing

[fa icon="calendar'] 7/jul/2017 11:00:00 / por Paulo Loja publicado em Outsourcing

[fa icon="comment"] 0 Comentários

O Outsourcing de Serviços aos Clientes é uma atividade bastante crítica pois estamos a delegar numa empresa externa e nos seus colaboradores as oportunidades de contacto presencial, por voz ou escrita com os Clientes.

Ler artigo [fa icon="long-arrow-right"]