Inspire Us: Maria João Lagarto e o desafio de uma doença autoimune

5.4.2024 / por Raquel Canoa

Maria-João-Lagarto-rhmais

No coração da comunidade RHmais, cada história pessoal é um universo único. Hoje, em especial, no Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatoide, focamo-nos numa condição que permanece envolta em inúmeros desafios, não só para quem a vive, como para a própria ciência. 

Através da experiência inspiradora de Maria João Lagarto, Colaboradora da RHmais, queremos aproveitar para trazer consciência e algum conhecimento sobre a Artrite Reumatoide - doença autoimune que ainda não tem cura -, mas também destacar a incrível capacidade humana de se adaptar, superar e continuar a brilhar, mesmo quando enfrenta os maiores obstáculos. 


 
Olá, Maria João, agradecemos por partilhares a tua história connosco.

Para começar, gostávamos que te apresentasses, referisses há quantos anos és nossa colaboradora e explicasses o que fazes na RHmais. 

 
O meu nome é Maria João Lagarto, vou fazer 42 anos este mês de abril e trabalho na RHmais desde julho de 2019, ou seja, há quase 5 anos. Tenho integrado várias Campanhas, no Atendimento de Apoio ao Cliente, desde 2021 em backoffice, agora em regime misto. Gosto de trabalhar com Pessoas, em equipa e sou comunicativa.

Sabemos que vives com essa condição, a Artrite Reumatoide. Podes explicar-nos em que consiste essa doença? 

 
No meu caso, fui diagnosticada com Artrite Reumatoide por acaso, porque desenvolvi uma dor e inchaço num joelho e um médico ortopedista encaminhou-me para a área. Tudo isto aconteceu durante a pandemia, quando ainda havia muito medo dos efeitos que a COVID-19 teria na saúde da população.
 
Qual o impacto que esta doença tem no teu dia de trabalho? Existem alguns cuidados que tenhas de ter?
 
Esta doença manifesta-se com a inflamação das articulações em diversas áreas do corpo, as quais podem desenvolver para artroses.
 
Comigo manifestou-se num joelho e nas duas mãos, por vezes sinto dificuldades no movimento pois trabalho sentada ao computador, mas fui desenvolvendo algumas técnicas para facilitar o meu dia a dia. Levanto-me muitas vezes no meu posto de trabalho e faço exercícios de aquecimento no corpo todo.

Como este diagnóstico aconteceu em tempo de pandemia, e já estava implementado o teletrabalho, não houve um impacto significativo no meu trabalho. Tive momentos de crise inflamatória em que me vi com muita dificuldade em andar e, se não estivesse a trabalhar em casa, teria de faltar ao trabalho ou pedir uma baixa médica, o que nunca foi necessário. 
 
Sentes que o teu desempenho profissional fica de alguma forma comprometido?
 
Neste momento tenho a facilidade de trabalhar a partir de casa, se necessitar, pois tenho momentos mais complicados, nomeadamente se o tempo estiver mais frio. Também posso ficar em teletrabalho se tiver consultas ou tratamentos. Tenho acompanhamento médico com uma especialista reumatologista e faço várias terapias, como acupuntura e massagens, para além da medicação.
 
O que achas que as pessoas deviam saber acerca desta doença ou relativo aos doentes de Artrite Reumatoide?
 
Apercebi-me que, com esta doença, o melhor é mesmo o diagnóstico atempado e cada paciente perceber qual a melhor terapia para si. 
 
Na tua perceção, consideras que a RHmais é uma Organização atenta a esta e outras temáticas de Responsabilidade Social e que expressa uma preocupação genuína com o bem-estar dos seus colaboradores?
 
Sinto que existe apoio por parte da RHmais em acomodar as minhas necessidades e não só, também para com outros colegas que apresentam diferentes patologias.
 
Na tua opinião, como é que a RHmais, no âmbito da sua Responsabilidade Social, poderia contribuir para melhorar a qualidade das condições de trabalho dos colaboradores diagnosticados com esta doença? O que faria a diferença?
 
Acho que seria benéfico tornar mais visível para todos os colaboradores da RHmais as opções que existem com o Plano de Saúde (disponível por apenas 1€), desde os descontos em consultas de especialidade, como em terapias de medicinas alternativas, nutrição, psicologia, para além de descontos em medicação, área da ótica, etc.
 
Obrigada Maria João, pela tua generosa partilha, pelo teu testemunho e por seres verdadeiramente inspiradora.

Tópicos: Responsabilidade Social Atendimento ao Cliente Inspire Us

Raquel Canoa

Escrito por Raquel Canoa

Pessoas, Cultura & Solidariedade

Receba as nossas dicas, boas práticas e novidades

Artigos do Blog

eBook Gratuito
Guia Prático “10 Medidas Contra o Absentismo”
Guia Prático 10 Medidas contra o Absentismo Rhmais.png
Descarregar E-book.