Blog Mais Skills

Fica a par de todas as novidades
do universo RHmais


Aqui terás acesso às “últimas” da RHmais e a uma grande variedade de conteúdos de interesse que poderão ajudar-te a potenciar a tua carreira e os teus skills.

Ansiedade vs Trabalho: uma batalha que (ainda) convém esconder a todo o custo

Publicado por: Micael Santos em Nov 2, 2022 10:00:00 AM

Sente-a a respirar junto ao seu pescoço? Não é paranoia.

Chama-se ansiedade e nada tem que ver com o muitas vezes acarinhado “stress saudável”.

O stress é uma resposta a fatores externos. A ansiedade, por outro lado, é interna. É caracterizada por uma sensação de apreensão ou pavor que teima em não se descolar. Mesmo quando o cenário causador desse sentimento já não está presente.

Entre prazos apertados, reuniões importantes e apresentações, a ansiedade entranha-se nos cantos da mente, dando início a um jogo do labirinto.

Para alguns, a ansiedade ganha forma através de um acelerar do ritmo cardíaco cujos travões parecem inalcançáveis. Para outros, manifesta-se através de suores ou de uma respiração de tal modo ofegante que só o dobro dos pulmões permitiria o regresso à normalidade. Outros tantos sentem um excesso de nervosismo e bloqueio total de raciocínio.

E enquanto algumas pessoas lidam bem com esta emoção, outras enfrentam uma verdadeira “guerra dos tronos” para decidir quem é que conquista a saúde mental: se a ansiedade, se quem lida com ela.

Se viajarmos para o mundo do trabalho, todos estes sintomas podem ser amplificados e custarem, não só as relações no trabalho, mas, também, a performance desejável.

Dada a importância de estar atento a nós mesmo e aos que nos rodeiam, partilhamos cinco formas sob a qual a ansiedade impacta a performance e a qualidade do trabalho desenvolvido.

Ler Notícia >

Tópicos: RHmais Soft Skills Produtividade Saúde Mental

Candidatei-me e recebi o silent treatment - o que faço?

Publicado por: Micael Santos em May 9, 2022 10:55:00 AM

É tramado.

O silêncio ensurdecedor. Os minutos passam, pautados pelo relógio que parecem nunca mais ditar o fim da espera. Decide candidatar-se a mais oportunidades de emprego, continuando a ver o ponteiro a mexer, na esperança de que agora seja diferente. Mas não é.

Ler Notícia >

Tópicos: Soft Skills Talentos Candidatos

'Novo Ano, Novo Eu': 4 dicas para 2022 não ser mais um ano de objetivos falhados

Publicado por: Micael Santos em Jan 26, 2022 9:49:10 AM

Entrámos num novo ano: 2022. E, embora o ano ainda tenha poucos dias de vida, a velha mas cíclica máxima do ‘Novo Ano, Novo Eu’ começa novamente a ganhar forma e a invadir a mente daqueles que se mentalizam de que “este ano é que vai ser!”.

Mas será mesmo?

Ler Notícia >

Tópicos: RHmais Soft Skills Produtividade Talentos

Odeias a 2ª feira? Eis como mudares a tua perceção deste dia

Publicado por: Micael Santos em Oct 8, 2021 10:00:00 AM

O despertador toca e é neste momento que levas com o balde de água mais frio que alguma vez sentiste. A segunda-feira já vai com 7h ou 8h de avanço e está na hora de te levantares. Neste momento, reúnes toda a tua força interior para colocares o pé fora da cama sabendo que a esta só voltarás no final do dia de trabalho.

É isto que sentes quando encaras cada segunda-feira, com o coração a palpitar pela sexta-feira, não é?

Ler Notícia >

Tópicos: RHmais work-life balance Soft Skills Produtividade

6 Dicas para lidares com um ambiente de trabalho tóxico

Publicado por: Micael Santos em Jul 6, 2021 12:32:02 PM

Provavelmente já te terá acontecido chegares ao local de trabalho com a sensação (ou a certeza) de que iria ser mais um dia difícil. Mais um dia no qual terias de lidar com aquele colega que está constantemente a reclamar de outro(s) colega(s) ou de decisões com as quais não concorda. Ou mesmo o colega que considera constantemente que o seu trabalho é irrepreensível e que tudo gira em torno de si mesmo.

Ler Notícia >

Tópicos: RHmais Soft Skills Teletrabalho Talentos