O despertador toca e é neste momento que levas com o balde de água mais frio que alguma vez sentiste. A segunda-feira já vai com 7h ou 8h de avanço e está na hora de te levantares. Neste momento, reúnes toda a tua força interior para colocares o pé fora da cama sabendo que a esta só voltarás no final do dia de trabalho.
É isto que sentes quando encaras cada segunda-feira, com o coração a palpitar pela sexta-feira, não é?
Se esta é a tua realidade, acredita: muitos de nós passamos ou já passámos por este sentimento. No entanto, outros tantos olham para as segundas-feiras como uma força revigorante. As segundas-feiras podem representar, de uma forma simples e realista, uma oportunidade para começar de novo.
Acredita: é possível ter uma ótima relação com este dia da semana, e nós vamos mostrar-te porquê.
Um novo ponto de partida
Talvez tenhas abraçado o fim de semana depois de uma semana de trabalho extremamente exigente. Ou, por outro lado, talvez tenhas tido uma daquelas semanas em que a tua produtividade não chegou aos níveis que, no teu caso, consideras “normais”.
Porque não encarar a segunda-feira, então, como o início de uma nova linha, esquecendo todos os aspetos menos positivos da semana anterior? Uma boa segunda-feira, pese embora o facto de algumas nuances poderem fugir ao teu controlo, pode contribuir imenso para “marcar o tom” dos restantes dias. Com isto queremos dizer que, se fizeres os possíveis para que a tua segunda-feira seja um bom dia, eventualmente o resto da semana seguirá o mesmo rumo.
Aproveita para fazer uma lista com o planeamento semanal, para abraçares novos desafios, para finalizar tarefas pendentes ou para fazeres aquele brainstorming que vai trazer as melhores ideias até ti.
Quando chegares a sexta-feira, verás que não te sentirás tão sobrecarregado.
Segunda-feira: um bom dia para aplicar a criatividade
Depois de um fim de semana relaxante, o regresso ao trabalho é acompanhado por um sentimento de leveza, já com as ‘baterias recarregadas’. Com as experiências/hobbies que cada um de nós tem e aproveitando o tempo de fim de semana para as colocar em prática, a verdade é que vamos observando e absorvendo uma diversidade de informações que, guardadas no subconsciente, representam fontes de inspiração para o nosso trabalho.
Somos mais criativos quando a nossa mente está relaxada, por isso o fim de semana é o período ideal para refinar o lado criativo.
Porque os fins de semana têm um limite, mas a tua criatividade só tem os limites que lhe impuseres.
Uma nova segunda-feira, uma nova rotina
As segundas-feiras representam o início de uma semana, e que melhor dia para começar novas rotinas ou fazer novos ajustes a uma já existente? Se, de um modo geral, se olha para a uma segunda-feira como “o início”, porque não abraçar essa realidade e aproveitar o ‘balanço’?
Pensa connosco: se tiveres que começar algo novo, mesmo que não esteja inteiramente relacionado com a tua atividade profissional, é-te mais fácil iniciares numa segunda-feira ou, por exemplo, numa quinta-feira?
Eventualmente a resposta será diferente para cada um, mas a segunda-feira é, de facto, um ótimo dia para embarcar numa nova rotina ou aprimorar uma já existente dada a sua reputação enquanto “novo ciclo”.
O “melhor dia" para errar
Como se costuma dizer, quem nunca cometeu um erro que atire a primeira pedra. Mas, por favor, não atires nada, muito menos uma pedra. Continua connosco.
Como referimos, cometer erros é aceitável, e o início da semana continua a ser o melhor momento para o fazer. Porquê? Porque, dependendo de cada situação, ainda terás algum tempo até ao final da semana para o retificar.
Por outro lado, este dia também poderá ser o ideal para, sempre que possível, corrigir questões da semana anterior. O descanso do fim de semana vai trazer-te a clareza suficiente para abordares os problemas da melhor forma possível e, assim, resolver os pendentes que tiveres.
Agora, por favor: não desates a cometer erros apenas porque é uma segunda-feira!
Muda a perceção que tens das segundas-feiras. Muda o desfecho da tua semana.