6 Dicas para lidares com um ambiente de trabalho tóxico

Jul 6, 2021 12:32:02 PM / por Micael Santos

Provavelmente já te terá acontecido chegares ao local de trabalho com a sensação (ou a certeza) de que iria ser mais um dia difícil. Mais um dia no qual terias de lidar com aquele colega que está constantemente a reclamar de outro(s) colega(s) ou de decisões com as quais não concorda. Ou mesmo o colega que considera constantemente que o seu trabalho é irrepreensível e que tudo gira em torno de si mesmo.

Nesses momentos, de certo que sentiste a tua ‘alma a abandonar o corpo’ sem possibilidade de retorno e pensaste para ti mesmo: “como é que eu lido com isto da melhor forma?”.

Bem, não poderemos dizer que é uma tarefa fácil, porque não é. No entanto, há sempre uma de duas escolhas que podemos fazer: (1) deixarmo-nos influenciar pela toxicidade constante ou, (2) nos casos em que podemos agir, tomarmos uma atitude assertiva e tentar mudar a situação de forma positiva.

Os efeitos de ambiente tóxicos são bem conhecidos, sendo que em situações extremas poderão levar a depressões ou a outros problemas de saúde graves. Com isto em mente, a melhor opção é, sem dúvida, aprender a gerir as situações da melhor forma, sem as ignorar.

Por isso, aqui ficam algumas dicas que te irão ajudar a lidar melhor com um ambiente de trabalho tóxico:

 

Na presença de um colega tóxico, não acompanhes a sua toxicidade

Por outras palavras, é importante não validar o comportamento que origina a toxicidade. Quando algum colega está num ‘ataque de nervos’ porque, por exemplo, pediu à chefia para sair mais cedo e não foi autorizado, tenta não te envolver na conversa de forma precipitada e em jeito de validação da irritação do colega (por mais tentador que possa ser).

Em vez disso, canaliza a conversa para um outro tópico. O que o colega fará de seguida pode não ser previsível ou do teu controlo, mas é importante deixares claro que não irás ‘embarcar’ no seguimento da conversa. O colega poderá, no entanto, recorrer à aprovação de outras pessoas ao redor, mas a falta de validação recebida da tua parte poderá ser suficiente para um ganho de consciência sobre a sua atitude.

 

Stress, ‘amanhã há mais’

É perfeitamente natural que, em períodos de trabalho mais exigentes, haja a necessidade de desabafar com alguém mais próximo, muitas vezes com um colega que trabalha diretamente connosco, sobre o quão desafiante está a ser esse período.

No entanto, por vezes é extremamente importante policiarmo-nos quando este tipo de conversa surge com maior frequência do que o expectável. Porquê, perguntas? Porque os colegas – ou outras pessoas do teu círculo – irão ficar exaustas com as sucessivas queixas (mesmo que os teus argumentos sejam válidos) e tu também irás ficar cansado por estar constantemente a gastar energia com algumas coisas que, ou não podes mudar de todo, ou levarão mais tempo até sofrerem uma mudança.

O importante a reter é que deves tentar encontrar um balanço saudável. Para ti e para os que te rodeiam.

 

‘Refugia-te’ nos colegas que são mais positivos

De um modo geral, em cada ambiente de trabalho há colegas muito diferentes uns dos outros, o que também nos leva à questão da toxicidade no trabalho. Mesmo que, à primeira vista, o ambiente seja tóxico, de certo que haverá colegas que percecionam a situação do mesmo modo que tu, mas poderão ter uma maior facilidade em reagir de forma positiva. A verdade é esta: são estes colegas que deves procurar nesses momentos.

Todos temos aquele colega que diz a palavra certa e no momento certo para colocar toda a equipa bem-disposta e que torna as situações menos preocupantes do que elas realmente parecem inicialmente. Mesmo que não reconheças esta característica em nenhum colega teu, podes sempre ser o primeiro a ‘desbravar o terreno’.

 

Aprender a enfrentar as situações

Nos casos em que já existe alguma animosidade difícil de ignorar, talvez seja um indicativo de que está no momento de se encarar e tratar o problema. Em situações de elevado stress, por vezes poderá ser difícil abordar as questões problemáticas, por isso podes recorrer a um amigo mais próximo ou alguém que já tenha passado por situações semelhantes e procurar a sua perspetiva.

Assim, poderás passar na tua mente os pontos importantes que queres referir na troca de ideias com a pessoa que, na tua perceção, está a causar o problema, ajudando-te, assim, a ter um discurso mais eficiente e com maior confiança.

 

Ganhar confiança

Quando existem subchefias, entramos sempre em dois campos distintos: a necessidade de sermos autónomos e a necessidade de controlo, e é algures entre estes dois polos que a confiança é construída. Um possível caminho para ires ganhando a confiança de um chefe, passa por fornecer-lhe informação e controlo. Resistir a isso só irá retardar o ganho dessa mesma confiança.

Neste processo, há que tentar antecipar as suas necessidades e/ou pedidos, isto é, tentar perceber, ainda antes de ser pedido, aquilo que a chefia necessita (também apelidado, muitas vezes, por ser-se proativo). Depois, é essencial apostar numa comunicação clara, fornecendo toda a informação de que a chefia precisa, incluindo atualizações ao trabalho desenvolvido.

O objetivo passa por ficar o mais possível alinhado com os teus superiores, evitando alguns pontos problemáticos que possam surgir por falta de comunicação clara e objetiva.

 

Encontra formas de aliviar o stress fora do contexto de trabalho

É importante garantir que, fora do ambiente de trabalho, existe uma vida que nos preenche o suficiente para equilibrar o nosso bem-estar. Agendar programas com os amigos ou planear atividades, como uma aula de yoga ou um passeio de bicicleta, são exercícios que contribuem imenso para o bem-estar físico e psicológico.

Após um dia intenso, podemos garantir-te que atividades não relacionadas com o trabalho são um ótimo ‘aperitivo’ para o bem-estar, e que te podem deixar totalmente ‘revigorado’ para mais um dia de resistência/combate à toxicidade.

Tópicos: RHmais Soft Skills Teletrabalho Talentos

Micael Santos

Escrito por Micael Santos

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