O Team Building está diretamente relacionado com a produtividade?

6.10.2021 / por Rui Vasco Silva

capa blogpost teambuilding produtividade

“Individual commitment to a group effort – that is what makes a team work, a company work, society work, a civilisation work.”

Vince Lombardi

Vince Lombardi foi o homem responsável pela formação de algumas das melhores equipas da história do desporto nos Estados Unidos da América, e estamos certos de que se ainda tivéssemos oportunidade de lhe colocar a questão que dá título a este artigo, a sua resposta seria muito simples: sim, o Team Building está diretamente relacionado com a produtividade.

Como um processo que visa transformar um grupo de indivíduos numa equipa coesa, o Team Building tem o poder de afetar positivamente os níveis de produtividade das equipas, e com base nisto podemos garantir-lhe o seguinte: uma vez que se apercebe dos diversos benefícios que estas atividades/ações podem trazer para as suas Pessoas e, consequentemente, para a sua Organização, não irá descansar enquanto não as começar a pôr em prática.

Por agora, vejamos, então, como as atividades de Team Building impactam a produtividade das suas equipas:

 

Skills de Resolução de Problemas

Diariamente as equipas são confrontadas com problemas que, na sua maioria, devem ser resolvidos rapidamente, e quando um grupo é envolvido em atividades cujo um dos focos principais é desenvolver as skills de rápida resolução de problemas que possam surgir, é sinal de que se está no caminho certo.

A resolução dos problemas diários geralmente implica a coordenação com vários elementos da equipa, o que quer dizer que, se todos estiverem com o mesmo mind-set, os obstáculos serão trabalhados da forma mais eficiente e eficaz possível.

 

Criatividade

Se considerarmos que ‘um mais um é igual a dois’ e que, por outro lado, ‘três menos dois é igual a um’, facilmente chegamos à conclusão que podemos chegar ao mesmo resultado (ou objetivo, dependendo do ponto de vista) de várias formas.

As atividades de Team Building, dependendo da sua especificidade, ajudam a explorar o lado mais criativo e, por conseguinte, a “libertar a mente” de cada um para criar mais e melhor. Não poderemos prever que se torne o próximo Leonardo da Vinci, mas certamente poderá seguir as suas pisadas em termos de mind-set.

A criatividade é imprescindível para a produtividade e ajuda a explorar novos caminhos, a inovar, o que se estende, naturalmente, às novas soluções que os elementos das suas equipas poderão criar para oferecer aos seus Clientes. A criatividade só tem os limites que lhe impusermos, por isso o melhor é deixá-la livre, sem julgamentos.

 

Confiança

A confiança que temos no nosso trabalho e no trabalho que cada membro da equipa desenvolve. No fundo, um elemento que tenha confiança no seu próprio trabalho consegue explicar e provar o sentido lógico por detrás das suas ações e decisões, enquanto alguém menos confiante tenderá a questionar-se constantemente.

A confiança ganha-se, por exemplo, ao falar-se em frente aos outros. Se, na sua Organização, tem a perceção de que existem elementos com um menor nível de confiança, uma boa forma de os fazer ganhá-la poderá passar por colocá-los em atividades que envolvam o constante diálogo e troca de ideias. O mais importante é que se desenvolva o espírito de equipa e que ninguém se sinta desmotivado ou retraído ao partilhar as suas opiniões.

 

Comunicação

Uma das barreiras que o Team Building derruba mais facilmente e que é incontornável em qualquer equipa que funcione como tal. A produtividade cresce quando as barreiras da comunicação são derrubadas. As relações melhoram, as Pessoas conhecem-se e percebem-se melhor e o nível de confiança mútua aumenta.

No entanto, é importante reforçar que atividades de Team Building não são (nem devem ser) apenas “um dia bem passado fora do escritório”. É essencial existir um claro propósito e objetivos, em conjunto com um planeamento ajustado, para que todas as arestas a limar nas equipas sejam devidamente aprimoradas.

 

oferta formativa team building 2021

Pedir Proposta

Tópicos: Soft Skills Produtividade Talentos Gestão de Recursos Humanos

Rui Vasco Silva

Escrito por Rui Vasco Silva

Líder de Unidade de Negócio

Receba as nossas dicas, boas práticas e novidades

Artigos do Blog

eBook Gratuito
Guia Prático “10 Medidas Contra o Absentismo”
Guia Prático 10 Medidas contra o Absentismo Rhmais.png
Descarregar E-book.