Recentemente, a RHmais conquistou seis prémios na cerimónia de entrega dos Prémios Fortius e, pelo segundo ano consecutivo, o Selo de Empresa Feliz pelo Ranking Exame | Happiness Works® 2024, alcançando, desta vez, o Top 20 das mais de 100 empresas participantes.
A propósito destes dois importantes feitos, fazemos um balanço com Raquel Canoa, Certified Happiness Manager and DEIB Specialist e Coordenadora de Pessoas, Cultura e Solidariedade da RHmais.
Empresa Vencedora dos Prémios Fortius 2024
Esta foi a 8.ª edição dos Prémios Fortius, organizados pela Associação Portuguesa de Contact Centers (APCC) e pela Associação dos Profissionais de Customer Service (AproCS), os quais têm como missão destacar os melhores profissionais de relacionamento com o cliente em Portugal. Reconhecer o trabalho e a dedicação destes profissionais, fomentando a excelência e a profissionalização destas funções no âmbito de empresas que operam em Portugal é o seu principal objetivo.
Com um total de oito finalistas em cinco categorias, a RHmais esteve destacada no pódio, alcançando três primeiros lugares, dois segundos lugares e um terceiro. Na edição deste ano, que teve 132 candidaturas de mais de 35 empresas representadas do setor dos Contact Centers, a empresa participou com 23 candidatos em sete parâmetros.
Os 8 finalistas da RHmais nos Prémios Fortius 2024
Legenda (da esq. para dir.): Tatiana Cardoso, Marta Ribeiro, Elisabete Botelho, Filipe Soares, Joana Costa, Andreia Assis, Yngrid Freire e Augusto Adriano
Há quantas edições a RHmais participa nos Prémios Fortius?
A primeira vez que participámos foi em 2017 e, nessa edição, ganhámos o Prémio de Melhor Supervisor com Sónia Silva, hoje, coordenadora operacional na RHmais.
Nesta última edição, como fizeram a mobilização interna para terem tantos colaboradores a participar?
Trazer reconhecimento aos nossos Colaboradores é uma prioridade na nossa agenda, e procuramos ser intencionais na busca das oportunidades que melhor o promovam. Os Prémios Fortius são uma dessas oportunidades, e se nós temos conhecimento do “ouro que temos dentro de portas”, não será difícil selecionarmos os candidatos aos Prémios.
Por existir a consciência da importância do reconhecimento individual pela performance, todos os projetos de Contact Center na RHmais apresentaram os seus candidatos às mais diversas categorias no setor.
Selo de Empresa Feliz pelo Ranking Exame | Happiness Works® 2024
A Happiness Works Portugal promove este estudo científico desde 2012 sobre o índice de felicidade organizacional para reconhecer as Organizações que promovam boas práticas.
A RHmais participou pelo segundo ano consecutivo e conquistou o Selo de Empresa Feliz pelo Ranking Exame | Happiness Works® 2024, alcançando, desta vez, o Top 20 das mais de 100 empresas participantes.
Através desta iniciativa, é lançado um conjunto de questões aos nossos Colaboradores sobre a sua Felicidade na Organização, Felicidade na Função e na Conciliação Trabalho / Família. Com respostas obtidas temos uma importante oportunidade para medirmos o impacto das ações e melhorarmos a cada dia.
Na cerimónia da entrega do Selo Empresa Feliz 2024
Legenda (da esq. para dir.): Tiago Freire (revista Exame), Lindolfo Miguel (RHmais), Raquel Canoa (RHmais), Guilhermina Vaz Monteiro (Happiness Works) e Georg Dutschke (Happiness Works)
Qual consideras ser o principal objetivo da empresa ao participar no estudo da Happiness Works?
O objetivo traçado em 2023, na primeira vez em que participámos, era termos um indicador que nos mostrasse “onde” nos encontrávamos a nível de Felicidade Organizacional. Felizmente o resultado foi positivo e conseguimos a pontuação mínima elegível para o Selo Empresa Feliz.
Este ano, a fasquia estava mais elevada: o objetivo era subir a pontuação. Esse objetivo foi atingido, e conseguimos adicionalmente fazer parte do TOP20 das Empresas Mais Felizes para trabalhar em Portugal!
Sermos distinguidos enquanto Empresa Feliz é um sinal de estarmos no caminho certo na gestão das nossas Pessoas, fortalece a nossa estratégia e acrescenta esperança ao futuro. A aposta na Felicidade, no trabalho e na função, é algo que promove a saúde e a longevidade dos nossos Colaboradores na RHmais e faz com que esse percurso seja memorável.
Como avalias a taxa de resposta no estudo deste ano?
A taxa de resposta este ano ultrapassou os 50%, o que, em mais de 2 000 Colaboradores, traduz-se numa amostra bastante significativa, deixando-nos a todos muito satisfeitos. Tal só foi possível devido ao envolvimento das chefias que promoveram junto das suas Operações a importância do feedback sobre este tema.
Quais as medidas que esperas que a RHmais consiga implementar a partir das respostas obtidas?
Vamos disponibilizar aos Colaboradores os resultados do Questionário, para que possamos tomar ownership das ações futuras. As medidas a tomar deverão ser orgânicas, nada disruptivas, com o objetivo de acrescentar valor à experiência enquanto Colaborador, com base nas necessidades identificadas e no feedback obtido.