Blog Mais Skills

Fica a par de todas as novidades
do universo RHmais


Aqui terás acesso às “últimas” da RHmais e a uma grande variedade de conteúdos de interesse que poderão ajudar-te a potenciar a tua carreira e os teus skills.

Ansiedade vs Trabalho: uma batalha que (ainda) convém esconder a todo o custo

Publicado por: Micael Santos em Nov 2, 2022 10:00:00 AM

Sente-a a respirar junto ao seu pescoço? Não é paranoia.

Chama-se ansiedade e nada tem que ver com o muitas vezes acarinhado “stress saudável”.

O stress é uma resposta a fatores externos. A ansiedade, por outro lado, é interna. É caracterizada por uma sensação de apreensão ou pavor que teima em não se descolar. Mesmo quando o cenário causador desse sentimento já não está presente.

Entre prazos apertados, reuniões importantes e apresentações, a ansiedade entranha-se nos cantos da mente, dando início a um jogo do labirinto.

Para alguns, a ansiedade ganha forma através de um acelerar do ritmo cardíaco cujos travões parecem inalcançáveis. Para outros, manifesta-se através de suores ou de uma respiração de tal modo ofegante que só o dobro dos pulmões permitiria o regresso à normalidade. Outros tantos sentem um excesso de nervosismo e bloqueio total de raciocínio.

E enquanto algumas pessoas lidam bem com esta emoção, outras enfrentam uma verdadeira “guerra dos tronos” para decidir quem é que conquista a saúde mental: se a ansiedade, se quem lida com ela.

Se viajarmos para o mundo do trabalho, todos estes sintomas podem ser amplificados e custarem, não só as relações no trabalho, mas, também, a performance desejável.

Dada a importância de estar atento a nós mesmo e aos que nos rodeiam, partilhamos cinco formas sob a qual a ansiedade impacta a performance e a qualidade do trabalho desenvolvido.

Ler Notícia >

Tópicos: RHmais Soft Skills Produtividade Saúde Mental