A Gestão Administrativa de Recursos Humanos e o processamento salarial são uma das áreas mais importantes e sensíveis de uma organização. Delas dependem diretamente a gestão contratual e o pagamento atempado e correto de todas as retribuições devidas aos colaboradores, acabando por ter um impacto direto e bastante significativo na sua satisfação, na sua motivação e, em última instância, na sua retenção.
O recurso ao outsourcing deste tipo de operações, permite que cada empresa se foque nas suas atividades centrais (aquelas que efetivamente sustentam a sua existência), deixando estas tarefas complexas, morosas e repetitivas a equipas especializadas e dedicadas que poderão providenciar um serviço tanto ou mais eficaz, permitindo que os colaboradores destas empresas sejam alocados a outras tarefas, com maior foco no desenvolvimento de estratégias que levarão a empresa ao atingimento dos objetivos desejados, tornando-se mais produtivas e competitivas.
As soluções para este tipo de externalização são variadas e dependem diretamente das características e necessidades de cada organização. Nas próprias instalações da empresa ou fora, em exclusivo ou em regime de serviços partilhados (dividindo recursos com outras organizações, reduzindo substancialmente o seu custo), as opções são variadas.
Este tipo de abordagem permite:
- Ter acesso a Knowhow especializado;
- Ganhar eficácia;
- Reduzir custos;
- Economizar tempo;
- Garantir Confidencialidade;
- Diminuir a margem de erro;
- Garantir a segurança dos dados;
- Estar permanentemente atualizado sobre alterações legais;
- Maximizar o cumprimento de prazos;
- Melhorar a gestão dos recursos humanos.
Tratando-se de uma operação puramente administrativa e, por isso, facilmente “destacável”, esta é, cada vez mais, uma solução adotada por organizações dos mais variados setores e das mais variadas dimensões, para otimizarem estes processos.