Marcámos presença mais uma vez na Semana Internacional dos Contact Centers com a participação de centenas dos nossos Colaboradores em dezenas de atividades de team building e de solidariedade desenvolvidas em várias zonas do País. São atividades que muito nos orgulham e que fazem parte do nosso ADN.
Uma semana que espelha o espírito de equipa e a solidariedade
Anualmente, há uma semana no calendário das nossas atividades nos vários Contact Centers que gerimos que reflete muito bem o nosso ADN.
De 10 a 17 de setembro decorre a Semana Internacional dos Contact Centers (SICC), a qual consiste na realização de atividades ao longo dessa semana que espelhem a solidariedade e o espírito de equipa entre os profissionais que trabalham em Contact Centers, independentemente da sua função e hierarquia.
A SICC foi criada em 2005 pelas diversas Associações internacionais, entre elas a APCC - Associação Portuguesa de Contact Centers, da qual somos associados, que promove e dinamiza, desde então, as atividades em Portugal. O grande objetivo é credibilizar este setor de atividade e o seu potencial de geração de valor e emprego.
Por que razão fazemos questão de participar anualmente na SICC?
As atividades da SICC são o prolongamento natural do exercício dos valores da nossa empresa e do que desenvolvemos durante todo o ano, seja nas várias dinamizações internas, como nas ações de voluntariado, campanhas de Natal, enfim, no trabalho de equipa diário em todas as nossas Operações de Contact Center.
Estas atividades estão bem alinhadas com o nosso Propósito: apostamos na capacidade transformacional dos nossos Colaboradores na criação do melhor ambiente e nas melhores relações de trabalho e Felicidade nas nossas equipas.
Faz parte do nosso ADN estarmos próximos das Pessoas e termos plena consciência do impacto social e ambiental das nossas ações. Porque quando fazemos o que gostamos e o que sabemos fazer melhor, conseguimos criar momentos especiais e alcançar um impacto positivo nos nossos Colaboradores e na comunidade.
Como já participamos nesta iniciativa da APCC há vários anos, existe um comprometimento social dos Colaboradores, os quais espontaneamente se empenham na conceção, participação e realização das atividades. É notória a crescente dedicação de cada Colaborador para ano após ano criar condições cada vez mais atrativas e que promovam a satisfação, o equilíbrio e a realização profissional de todos os membros das equipas.
Tem sido muito gratificante constatar a alegria, disponibilidade, satisfação e carinho com que as nossas Pessoas se entregam aos desafios propostos, incluindo os novos Colaboradores. Importa, por isso, reconhecer e agradecer toda a energia e dedicação no planeamento, organização e envolvimento das várias equipas – desde Gestão, Coordenação, Formação, Supervisão, Núcleo Administrativo e Reporting. Existe sempre um esforço conjunto para fazer bem feito e marcar a diferença.
As atividades que promovemos nesta edição de 2024
Todas as atividades da SICC são pensadas para cada uma das Pessoas que fazem parte das equipas do Atendimento ao Cliente dos Contact Centers que gerimos. Acima de tudo, fazemos para que cada um sinta que é um contributo decisivo e que representa um valor acrescentado para toda a equipa.
Pretendemos sempre envolver todos, por isso ficamos muito orgulhosos pela grande percentagem de Colaboradores que participaram na edição deste ano. Foram várias centenas, distribuídas geograficamente por todo o País e provenientes de diferentes nacionalidades e culturas. O apreço pela diversidade faz parte dos nossos valores e defendemos que, mesmo com equipas tão dispersas, é possível construir um sentido de comunidade e de pertença.
Este ano tentámos ser ainda mais inclusivos e chegar ao maior número de Colaboradores, incluindo os que estão em teletrabalho exclusivo. Daí que o facto da quase totalidade das atividades desenvolvidas ter sido presencial assume uma maior relevância. O contacto pessoal é mesmo muito importante para nós, para conseguirmos alcançar o espírito de equipa, criarmos boas memórias e fortalecermos os laços entre todos.
Por isso, desmultiplicámos as atividades pelas várias zonas geográficas. Nas dezenas de atividades de team building e de solidariedade que desenvolvemos a nível nacional, muitas ao ar livre, procurámos ser criativos, impactantes e proporcionar momentos divertidos de descontração e lazer. Algumas das atividades foram desenvolvidas, inclusive, a partir da formação base e dos vários talentos das nossas equipas.
Listamos aqui as diversas atividades de team building e de solidariedade da edição deste ano:
- Atividades Lúdicas, Visitas e Passeios Culturais
Tivemos momentos de pura diversão no Pixel Arena em Oeiras, no Rock’n’Bowl Arcade em Matosinhos e no FunArt Museum no Porto.
Promovemos um Passeio de Barco no Douro, uma visita às Grutas de Mira de Aire, outra à Lisboa Subterrânea das Galerias da EPAL e ainda a um dos pilares da Ponte 25 de Abril, a Experiência Pilar 7.
- Atividades Desportivas
Para promover o bem-estar físico e fomentar o espírito de competição saudável e a camaradagem, as nossas equipas participaram em várias iniciativas: Torneio de Bowling em Braga; Torneio de Minigolfe no Porto; Jump - Trampolim Parque em Braga; Aula de Surf em Carcavelos; Aulas de Dança; Partida de Voleibol; Trekking - caminhada em redor da Barragem do Rio da Mula e da Pedra Amarela na Serra de Sintra; e Sessão de Yoga ao ar livre.
- Workshops
Promovemos vários tipos de Workshop, abrangendo diversas áreas: Saúde Mental; Meditação; Técnicas de Teatro - dicas de utilização de técnicas de representação, colocação da voz e respiração adaptadas ao atendimento telefónico; Sushi - como fazer, incluindo um momento de degustação; Jardinagem - dicas de como cuidar das plantas e do meio ambiente; Maquilhagem corporativa - dicas para usar maquilhagem adequada no dia a dia; Limpeza facial; Ginástica laboral e Massagens laborais.
- Momentos de Convívio
Proporcionámos a repetição de alguns dos momentos de convívio mais apreciados nas outras edições: os Almoços “Volta ao Mundo pela Gastronomia dos Colaboradores” e “Cozinhas do Mundo”. Através da culinária ficou bem patente a diversidade cultural das nossas equipas.
Atividades Taskmaster, Karaoke, Tendências do TikTok e um Lanche “Eat and Talk”, foram outras das atividades desenvolvidas. Destacamos também o Mural “Espaço do Elogio”, no qual se fez o registo de 539 mensagens de apoio, admiração, amizade e carinho entre os Colaboradores.
- Ações de Solidariedade
Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro: visitámos as Casas Acreditar de Lisboa e Porto, produzimos mais de 5 000 “Pulseiras Laço Dourado”, que servirão de merchandising da Associação, e adquirimos parte dessas mesmas pulseiras.
AMI - Centro Porta-Amiga / Abrigo do Porto: promovemos a reciclagem de radiografias, organizámos material escolar e preparámos 154 cabazes alimentares para distribuição a famílias carenciadas.
Associação Vida Norte: recolhemos mais de 300 produtos de higiene para bebés e fizemos a triagem de bens de puericultura para serem entregues a famílias carenciadas.
Banco Alimentar do Porto: preparámos cabazes de comida para distribuição às pessoas carenciadas.
Casa da Estrela - Centro de Promoção Juvenil: preparámos um lanche solidário às crianças e jovens em risco, o qual incluiu música, brincadeiras e sessões de pintura.
Casa QUI - Associação de Solidariedade Social: promovemos uma ação de sensibilização sobre diversidade sexual e de género e inclusão laboral.
Centro Social e Paroquial de Moscavide: realizámos uma oficina de origami para idosos.
EntrAjuda: separámos e organizámos o vestuário, calçado e material escolar para crianças carenciadas.
Fundação Infantil Ronald McDonald: organizámos um lanche solidário às crianças, em tratamento no Centro Hospitalar Universitário de São João e no IPO do Porto, e suas respetivas famílias.
Hospital Fernando Fonseca: fizemos doação de sangue ao Serviço de Sangue do hospital.
REFOOD de Penha de França: confecionámos 50 marmitas para alimentar pessoas em situação de vulnerabilidade.
- Ações Ambientais
Associação Gatos do Jardim: limpámos os terrenos e abrigos para os gatos da colónia protegida.
Banco Alimentar do Porto: desenvolvemos uma ação de consciência ecológica através da doação de papel cujo valor da venda foi convertido em produtos alimentares básicos a distribuir localmente.
LIPOR - Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto: realizámos um workshop “Horta na Varanda” sobre práticas sustentáveis no dia a dia e promoção da saúde mental.
Os vídeos que espelham estas atividades
No âmbito da SICC, e para ficarem registadas e poderem ser avaliadas posteriormente, a APCC desafia as empresas que participaram a partilhar, através de um curto vídeo, as atividades desenvolvidas e as dinâmicas e o envolvimento das suas equipas.
Nos anos anteriores, a RHmais tem recebido prémios pela excelência destes mesmo vídeos, ficando no pódio em cinco edições seguidas.
Estamos orgulhosos por afirmar que as nossas equipas voltaram a empenhar-se com três vídeos sujeitos ao concurso deste ano.
Veja abaixo os vídeos RHmais da SICC 2024:
SICC 2024 RHmais Projeto NOS
SICC 2024 RHmais Lionesa
SICC 2024 RHmais Lisboa