Talentos mantém-se devido a pessoas e não a organizações

16.2.2017 / por Frederico Carona

 

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O nosso país vive uma realidade no mínimo paradoxal no que diz respeito ao mercado de trabalho. Em particular quando falamos da empregabilidade jovem.

Por um lado, Portugal tem uma das taxas de desemprego jovem mais elevadas da Europa; cada vez mais jovens, qualificados e não qualificados, são levados a procurar um futuro mais digno no estrangeiro. Por outro lado, a proliferação de prestações de serviços em regime de ‘nearshoring’ tem atraído ao nosso país um número crescente de cidadãos estrangeiros de países comunitários.

Esta troca, contudo, não parece ser equilibrada. Ao contrário dos nossos jovens, que vão com poucas perspetivas de retornar ao seu país de origem, esta nova força de trabalho que recebemos vem com frequência num regime de «Erasmus» profissional. Talento sem pretensões de se fixar.

Este exemplo é representativo do que acontece com as empresas de ‘outsourcing’. As expectativas de permanência temporária comprometem a atitude, o investimento e eventualmente o potencial do colaborador.

O grande desafio na gestão de talento em empresas de ‘outsourcing’ começa tipicamente mais próximo da base da escala de valor, na própria aderência. Operando em mercados altamente competitivos e em que as remunerações possíveis pouco diferem de empresa para empresa, a adesão à organização tem de ser ancorada por laços mais fortes.

Estas âncoras chamam-se Liderança e Comunidade. As organizações devem ser orientadas e gerar investimento em mecanismos que promovam o sentido de desenvolvimento pessoal, utilidade e reconhecimento. As empresas que conseguem reter talento criam ativamente uma cultura de liderança, focada no desenvolvimento de colaboradores, aprendizagem em rede, ‘coaching’ e ‘self-awareness’. Implementam mecanismos de reconhecimento e recompensa personalizados, o tão falado ‘gamification’; tudo isto são ferramentas úteis que permitem, com grande flexibilidade valorizar o que é importante, concentrar esforços e reconhecer contributos.

Liderança e Comunidade – laços fortes que extraem o esforço discricionário das equipas.

 

Tópicos: Outsourcing

Frederico Carona

Escrito por Frederico Carona

Diretor Coordenador RHmais

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