[ENTREVISTA] - As mudanças e os desafios causados pela pandemia

30.9.2020 / por Paulo Loja

Paulo Loja, Diretor Comercial e de Marketing Estratégico da RHmais

RHmais: crescimento das oportunidades de trabalho

Paulo Loja, da RHmais, diz que na empresa «a pandemia até agora não está a ter grande impacto, tendo em conta que o respetivo ‘core’ se situa num setor estratégico, o das telecomunicações/ ‘media’». Ou seja: «Como está a haver continuidade de serviço com recurso ao teletrabalho, à margem de situações muito reduzidas e particulares, houve da parte de toda a cadeia de intervenientes (clientes, empresa e colaboradores) a assunção das suas responsabilidades, e o impacto foi, e está a ser, mínimo.»

Em grande medida, as oportunidades de trabalho cresceram. «A RHmais abriu 400 vagas de emprego para Lisboa e Porto, para serem ocupadas até ao final deste ano, a fim de corresponder, maioritariamente, à dinâmica do serviço ao cliente em telecomunicações/ ‘media’», partilha o responsável, adiantando ainda: «A atividade de ‘contact center’ é, sem dúvida, uma indústria privilegiada do ponto de vista de potencial para o trabalho remoto.

Trata-se de uma atividade altamente digitalizada e tecnologicamente avançada, que permite que mais de 90% das suas pessoas possam estar a trabalhar a partir de casa, das quais cerca de 40% com computadores próprios. Estando entre os nossos clientes as maiores empresas de telecomunicações, agora ainda mais um setor crítico, foi importantíssimo ter e executar escrupulosamente o plano de contingência e de continuidade de negócio.»

A importância da motivação das equipas à distância

Paulo Loja destaca que a gestão e a motivação das equipas em trabalho remoto têm trazido «enormes desafios». E explica: «Numa altura em que as nossas equipas estão separadas, a comunicação interna tornou-se ainda mais relevante. Procuramos manter uma grande ligação com os colaboradores, recorrendo a todas as plataformas de partilha de vídeo e documental e apoiamo-nos e trabalhamos verdadeiramente para o mesmo objetivo. Como deixamos de poder conviver como gostamos, cara a cara, passamos a comunicar de forma mais sintética, gerindo bem o tempo de cada um e com muito mais objetividade.

Todos temos tido uma atitude positiva, boa energia e algum sentido de humor, o que contribui para o aumento do ânimo e o acréscimo da produtividade.» Quanto ao recrutamento, o responsável diz que, «após o impacto inicial da Covid-19, as empresas mudaram com a necessidade de alterar vários processos, melhorando a tecnologia e as suas estratégias de trabalho para enfrentar a nova realidade», concretizando depois o que aconteceu na RHmais: «Já tínhamos todo o processo de recolha e recrutamento de candidatos completamente digitalizado, e aprofundámos essa estratégia na fase de seleção, tornando remotos os até então momentos presenciais (entrevistas e provas). A nova realidade de trabalho deve ter o foco na produtividade, com objetivos claros e ‘key performance
indicators’ (KPIs) associados aos prazos de execução.

Temos de trabalhar e recrutar pessoas para formar equipas fortes, com foco na flexibilidade, na criatividade e na execução, bem equilibradas com líderes que tenham uma visão clara e alta capacidade de relacionamento para aproveitar as oportunidades de negócio que surgirão na nova era.»

O cenário pós-pandemia

Paulo Loja: «Haverá sem dúvida mudanças significativas. Relativamente ao planeamento a curto/ médio prazo, devido ao necessário e abruto movimento de pessoas e recursos informáticos que ocorreu dos ‘sites’ para a casa de cada colaborador, estamos a promover um regresso faseado (equipas espelho, horários desfasados, etc) e ordenado de todos os colaboradores aos locais, cumprindo com o máximo rigor todas as prescrições sanitárias, higiénicas e de distanciamento social. Após esta fase, encetaremos internamente e com os nossos clientes um processo tendente à identificação de uma percentagem de teletrabalho permanente, que alterará a densificação nas instalações.»

 

Fonte: Human, Recursos Humanos e Gestão, setembro de 2020

Tópicos: Gestão de RH RHmais Gestão de Contact Centers como motivar uma equipa Trabalho Remoto

Paulo Loja

Escrito por Paulo Loja

Diretor Comercial e de Marketing Estratégico da RHmais

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