Storytelling: a importância de juntar história e mensagem

3.6.2020 / por Paulo Loja

 

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A comunicação sempre foi crítica na evolução da Humanidade e a sua falta, má interpretação ou erros são responsáveis por alguns dos maiores acidentes na História. Com a crescente comunicação através de meios digitais - e-mail, chat, WhatsApp, Messenger, etc. -, em que em muitos casos nem sequer estamos a ver o comportamento e o body language do emissor, a eficácia da comunicação, seja pessoal ou profissional, ganhou um relevo e papel fundamentais no bom funcionamento social e empresarial.

Nesse sentido, todos temos inúmeras vantagens em dominar as ferramentas essenciais do storytelling, aprendendo a construir uma comunicação atrativa, adequada aos destinatários, que garanta que o recetor recebe exatamente a mensagem que queremos transmitir e que conduza a eventuais ações necessárias da sua parte para a evolução do processo ou da comunicação.

Aprender as ferramentas básicas de storytelling é essencial, não só para a comunicação interna, na qual, em muitos casos, nem será necessária usar todas as habituais estruturas de construção de narrativa, mas principalmente na comunicação com o mercado e com os Clientes. Quando se utilizam estratégias de inbound marketing e marketing de conteúdo, a aplicação dos princípios do storytelling tornam a mensagem mais apelativa e captam mais facilmente a atenção do público alvo.

Além da clareza da mensagem, há dois fatores que temos de ter em conta para aumentar a eficácia da comunicação: tempo e emoção. Tempo porque a atenção das pessoas está cada vez mais concentrada no tempo e pouco recetiva a mensagens longas, mesmo em formatos mais apelativos como o vídeo. Emoção porque os fatores emocionais sempre foram decisivos nos critérios de adesão, simpatia ou mesmo compra. Uma comunicação que utilize bem algumas das ferramentas do storytelling está mais preparada para atingir os pontos emocionais mais sensíveis do recetor.

É por isso que a RHmais promoveu um webinar sobre Storytelling 1.0 e tem já agendada a primeira formação online Storytelling 2.0, com aulas interativas restritas a um grupo reduzido de alunos de modo a transmitir as ferramentas básicas através de vários exercícios e exemplos práticos.

Tópicos: RHmais comunicação estratégica comunicação organizacional

Paulo Loja

Escrito por Paulo Loja

Diretor Comercial e de Marketing Estratégico da RHmais

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