Todos nós já nos apercebemos das mudanças constantes que estão a ocorrer nas empresas de todo o mundo e nas oportunidades e desafios que a revolução digital representa.
É a digitalização da informação, Big Data, Internet of things, Integração de Sistemas, Cloud Computing, Realidade aumentada, Impressão 3D, Robôs autónomos, entre tantas outras tecnologias digitais que estão a ser introduzidas nas empresas, nos processos produtivos e na cadeia de valor e que estão a alterar as relações com os Clientes e com as outras partes interessadas e até a forma como planeamos e gerimos os nossos negócios.
Atualmente tudo acontece de forma muito mais rápida e dinâmica, e o que tinha ontem para oferecer aos meus Clientes, hoje já não é o que eles precisam, significa que as necessidades e expectativas dos Clientes mudam a um ritmo alucinante e que a minha empresa vai ter de se adaptar, reinventar, inovar, em suma, mudar para conseguir manter e superar as necessidades e expectativas dos Clientes.
Mudança é sem dúvida a palavra de ordem, e a Indústria 4.0, ou 4ª Revolução Industrial, se assim lhe quisermos chamar, irá sem dúvida, conduzir as empresas a processos de mudança que tragam mais inovação e conhecimento para o seu seio, de modo a que estas se mantenham competitivas e integradas em mercados cada vez mais exigentes.
A Qualidade assume, um papel cada vez mais importante na gestão destas empresas e na capacitação das mesmas para enfrentarem esta revolução digital, na medida em que empresas que incorporam a Qualidade nas suas práticas de gestão, têm maior capacidade e estão mais preparadas para lidar com a mudança pois as ferramentas da Qualidade que já estejam disseminadas e implementadas permitem uma rápida adaptação a novas realidades.
As empresas que utilizarem a Qualidade como meio para alcançar a mudança têm, sem dúvida, uma maior probabilidade de estar na linha da frente do ponto de vista da inovação, da prestação de serviços/produtos diferenciadores e de apanharem o comboio da Indústria 4.0 antes da concorrência.