No decorrer dos últimos meses a RHmais testou e implementou no seu Contact Center no Centro Empresarial da Lionesa a sua primeira plataforma de Gamification. Descubra tudo no artigo.
O principal objetivo do projeto passa por converter os objetivos corporativos em jogos, contribuindo para que exista uma maior motivação por parte dos colaboradores, a par da evolução positiva dos resultados, com os seguintes objectivos:
- Aumento da motivação e do engagement dos colaboradores;
- Atingimento dos objetivos de forma fluída e mais apelativa;
- Melhoria do clima organizacional, promovendo uma competição saudável;
- Garantir feedback imediato e reconhecimento pela evolução positiva;
- Diminuição do turnover.
O projeto de Gamification da RHmais não implica quaisquer alterações nos processos ou tarefas, apenas converte a visão dos objetivos num jogo, dando uma perspetiva inovadora a todos os players!
Este projecto nasceu a partir do desenvolvimento da plataforma tecnológica da Collab, que, por sua vez, a propôs à Vodafone Portugal, que não teve dúvidas em escolher a RHmais e como o parceiro ideal para levar a cabo o POC – Proof Of Concept.
Aqueles que eram os objetivos nos vários KPIs, passaram agora a ser jogos individuais ou entre equipas, cujos vencedores ganham experiência e pontos que podem trocar por prémios (desde merchandising, até equipamentos móveis ou folgas suplementares). A gestão destes jogos é feita com recurso a um website específico (imagem abaixo) onde o jogo se desenrola e através do qual os jogadores e supervisores conseguem acompanhar os jogos a decorrer e o seu posicionamento.
Os resultados foram extremamente positivos a todos os níveis. Quer durante o POC, quer após a implementação definitiva foi possível concluir que a performance tende a evoluir de forma muito satisfatória na generalidade dos assistentes-alvo.
Esta evolução é facilmente avaliável pois passou a existir um acompanhamento on time por parte das equipas às tabelas de classificação de resultados (Key Performance Indicators mais relevantes para a operação).
Relativamente à dimensão organizacional e à interferência no desempenho das pessoas, registou-se a existência de um envolvimento profundo no projeto, tendo despertado bastante curiosidade e interesse.
Vantagens dos projectos de Gamification
Trata-se, sem dúvida alguma, de uma solução que garante melhorias significativas quer ao nível da performance quer ao nível da satisfação e envolvimento dos colaboradores e que a RHmais está agora em condições de implementar em qualquer organização e em qualquer área, mesmo fora dos Contact Centers, onde haja objectivos e KPIs individuais ou de equipa que possam ser medidos periodicamente.
Esses objectivos e os respectivos resultados introduzidos na máquina do “gaming”, trazem a componente lúdica e de desafio que faz melhorar as performances de um modo entusiasmante e divertido.