Em abril de 2012 a Vodafone lançou, com a colaboração da RHmais, o Serviço de Apoio a Clientes em Língua Gestual Portuguesa (LGP), criando assim a primeira equipa de contact center especialmente dedicada à comunidade de pessoas surdas e com deficiência auditiva a nível nacional.
Formado com o objectivo de combater as dificuldades de comunicação específicas com clientes possuidores de deficiência auditiva, o Serviço de Apoio a Clientes em LGP está disponível por videochamada, através do número 12717.
Para tornar possível este serviço, a RHmais formou uma equipa de assistentes de Contact Center fluentes em LGP.
Estes assistentes, bem como todo este projecto, foram acompanhados por uma intérprete profissional de LGP e pelo Professor João Alberto Ferreira, Presidente Honorário da Associação Portuguesa de Surdos, que adaptaram para Língua Gestual Portuguesa todos os módulos de formação de atendimento ao cliente que se encontravam preparados apenas para comunicação verbal.
Devido à inexistência em LGP de alguns termos específicos do sector das telecomunicações tais como “pen de acesso à internet”, “tarifário” ou “rede”, houve necessidade de adaptar alguns gestos, que estão a ser introduzidos gradualmente na comunidade utilizadora de LGP.
Esta equipa conta hoje com 5 assistentes e opera de segunda a sexta feira entre as 9h e as 20h.