Blog Mais Negócios

A Importância relevante de legislação de Outsourcing

Written by Maria Emília Azevedo | 12.1.2017

O negócio do outsourcing cresceu exponencialmente nos últimos anos, trazendo mais eficácia, mais qualidade, mais produtividade e menos custos fixos para as organizações, permitindo que estas se concentrem nos processos nucleares do negócio.

Porém, este crescimento não foi acompanhado por legislação pertinente. A ausência de legislação específica enquadradora destas relações, quer para as empresas quer para os trabalhadores, conduz a alguma indefinição quanto á natureza das relações laborais com as duas empresas envolvidas, a cliente e a contratante.

Por outro lado, a crescente procura destes serviços, encarada exclusivamente como forma de redução de custos – por vezes irrealisticamente – trouxe ao setor empresas sem escrúpulos no que respeita ao cumprimento das obrigações laborais e fiscais.

Com o tempo, estas empresas acabarão por desaparecer. O problema é que, sendo o outsourcing responsável por uma grande fatia da nova empregabilidade do país, estas empresas incumpridoras já instalaram alguma desconfiança nos trabalhadores e no mercado, dificultando a missão das que operam de forma séria e sustentada.

Ainda que com uma fatia relativamente pequena do Produto Interno Bruto (PIB) – que se estima entre um e dois por cento –, o outsourcing vem assumindo uma importância muito relevante em actividades tradicionais e emergentes.