Novos Caminhos na Consultoria de Recursos Humanos

21.2.2019 / por Rui Vasco Silva

Novos Caminhos na Consultoria de Recursos Humanos

A posição e as obrigações de um consultor evoluíram com as necessidades das organizações. Se antes esta era uma função carregada de conhecimento técnico, hoje este alia-se a uma forte capacidade de adaptação a cada cliente e a cada realidade.

Tempos houve em que o consultor se assumiu na relação com a empresa como portador de conhecimento e da experiência inexistente no seio da organização de acolhimento, confiando esta nas suas competências e know-how e implementando as suas observações, orientações e/ou planos de ação sem um superior sentido crítico.

Esse tempo pertence ao domínio da museologia organizacional.

Nos dias que correm, ao consultor exigem-se sólidos conhecimentos técnicos e, para além destes, uma superior capacidade de leitura da organização e das suas competências intrínsecas. O consultor não é já o detentor de todo o saber, mas antes um elemento externo que realiza uma interpretação mais desapaixonada e desligada do contexto de intervenção. Procura articular-se (e articular a sua intervenção) com organizações cada vez mais qualificadas e portadoras de quadros competentes, versáteis e capazes de contribuir tecnicamente para o desenvolvimento de soluções sempre ajustadas ao desenvolvimento de projetos, produtos e serviços, negócios e relação com o cliente.

Na RHmais, temos apostado fortemente neste estilo de intervenção e relacionamento com as empresas e organizações clientes, alicerçando os nossos projetos de consultoria em equipas séniores, capazes de interagir com o know-how existente em cada cliente de forma a potenciá-lo e complementá-lo com outras ideias, perspetivas e soluções. Encaramos, por isso, a fase de diagnóstico de cada projeto como a mais crítica e decisiva na sustentação de uma posterior intervenção ajustada à medida, não apenas da organização a que se destina, mas também às suas expetativas e objetivos.

É também neste quadro que procuramos criar laços com a organização e com aqueles que, no seu seio, são e serão os nossos interlocutores principais, compreendendo de forma clara a cultura do cliente — em todas as suas dimensões —, as suas dinâmicas e os seus processos internos.

Tópicos: Grupo RHmais Consultoria de Recursos Humanos

Rui Vasco Silva

Escrito por Rui Vasco Silva

Gestor de Clientes da RHmais

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